voltar ao topo
Sobral possui uma população de mais 200.000 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2017. Com uma taxa de urbanização de 88,35% Sobral é o segundo município mais desenvolvido do estado do Ceará, atrás apenas de Fortaleza, de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Sobral também é líder em trabalhadores com carteira assinada no interior do Ceará e possui a quarta maior arrecadação em ICMS do Estado, atrás de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O município também é destaque nas exportações, sendo o único município do interior que compete com a capital a liderança nas exportações do Estado. A cidade de Sobral é considerada, de acordo com o IBGE, uma capital regional.
Com um PIB de R$ 4,080 bilhões, o município acrescentou o valor de R$ 399.998.000 ao seu PIB, entre 2009 e 2010. É a maior economia do interior do Ceará e a 9ª maior economia do interior nordestino.É também o maior centro universitário e o maior centro de saúde do interior do Ceará. Segundo a lista de municípios do Brasil por IDEB possui a melhor educação básica do Brasil.
O clima de Sobral é tipicamente tropical, quente e seco, com uma temperatura média de 26,2 graus Celsius e com uma altitude de 70 metros, chegando até os 120 metros nas áreas mais altas da cidade. Sobral localiza-se a 220 quilômetros de Fortaleza, a qual conecta-se também por uma ferrovia, atualmente usada sobretudo pelo Grupo Votorantim. O acesso rodoviário é feito pela BR-222, que liga o Ceará ao Piauí e, consequentemente, ao Maranhão e ao Pará. A cidade ficou conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919. O sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999.

Sobral foi apontada por 3 vezes (2011/12, 2013/14 e 2017/2018) pelo guia de investimentos estrangeiros editado pelo grupo jornalístico britânico Financial Times como uma das 10 cidades do futuro da América, a única cidade brasileira do seu porte.